Seminários e Workshops Sobre
inteli.jpg (7424 bytes)


Por Que Meus Seminários
São Tão Intensos?

WB01665_.gif (3694 bytes)

miniscn.jpg (5822 bytes)

Uma das características de meus seminários é a intensidade e a paixão com que apresento os conceitos e informações. Procuro realmente "mexer" com a cabeça das pessoas. Por que isto é necessário?


Evito Falar Sobre o "Óbvio"

WB01402_.gif (2278 bytes)

Tenho uma grande predileção para apresentar informações que, embora muito importantes, não são óbvias. Deixo o óbvio para outros palestrantes. Mostro coisas que aguçam a curiosidade, tópicos que cativam a atenção despertando o gosto pelo desenvolvimento intelectual. Quero que as pessoas saiam encantadas de meus eventos. Por que meus seminários são assim?

Procuro Provocar Surpresa e Questionamento
WB01402_.gif (2278 bytes)

Desde que Claude Shannon publicou os princípios da Teoria da Informação em 1949, os cientistas sabem que a noção de informação está intimamente ligada ao conceito de surpresa. Se você não se surpreende com uma determinada informação, então você não tem muito a aprender com ela. A falta de surpresa demonstra que, de alguma forma, você já sabia aquilo que lhe foi apresentado. Aprendizado, esse conceito tão abusado atualmente, ocorre justamente quando aquilo que é apresentado desafia o seu conhecimento atual. E para que isso ocorra, é fundamental dispor de espírito questionador e crítico.

Se você tem crianças em sua casa, sabe do que estou falando. Elas são curiosas por natureza e estão sempre questionando as coisas que você diz a elas. Essa "teimosia natural" delas faz parte do processo de geração de conhecimentos sobre o mundo que as cerca. Questionar as coisas é uma atitude muito importante para as crianças e revela uma predisposição para a curiosidade que em muitos de nós pode estar adormecida.

É Só Isso? Surpreender? Desafiar? Questionar?
WB01402_.gif (2278 bytes)

É claro que não basta apenas questionar e desafiar. É preciso que a nova informação que se obtém com o questionamento seja crível e sustentada. Em outras palavras, é necessário que a nova informação seja convincente e justificada. Por isso, faço questão de que tudo o que apresento nos seminários seja embasado nas mais recentes descobertas da Ciência Cognitiva, uma de minhas áreas de pesquisa (todos os seminários terminam com uma completa lista de referências bibliográficas, para aqueles que desejarem se aprofundar nos temas).

Surpreender e convencer: esses são dois aspectos difíceis de se obter simultaneamente. Entretanto, em meus seminários faço um grande esforço para mostrar conjuntamente esses dois aspectos aparentemente contraditórios, a surpresa (criatividade) e a justificação (racionalidade). É do correto balanceamento dessas duas habilidades que obtemos uma intensa evolução intelectual. É claro que isso é muito importante para as pessoas, pois representa uma forma de alavancar o crescimento pessoal. Mas...

Por Que Isso É Importante Também Para As Empresas?
WB01402_.gif (2278 bytes)

A nova economia e os novos tempos apresentam uma situação especial para as pessoas e as empresas. Agora, já não é mais possível ter garantias de sobrevivência simplesmente "seguindo as regras". É necessário saber inovar, é indispensável ter espírito crítico e criativo. Isso só é possível em pessoas que estejam predispostas a valorizar o aprendizado e a cultivar a geração de conhecimento justificado. Reaprender a ser criativo e saber como gerar conhecimento sólido são duas habilidades que acho essenciais para as pessoas que trabalham nas empresas do século XXI. Esses são alguns dos conceitos que enfoco em meus eventos e que são fundamentais para o sucesso de toda uma corporação, ao menos daquelas companhias que valorizam o seu capital humano. Mas como é possível obter esse tipo de desenvolvimento intelectual de pessoas que já estão saturadas de atividades dentro das empresas?

Um Choque Na Cabeça
WB01402_.gif (2278 bytes)

Nossa rotina diária é muito restritiva. Não temos tempo para nada, estamos sempre correndo atrás das coisas (quando não são elas que estão atrás de nós). Exatamente por isso os seminários, palestras e workshops Intelliwise são importantes momentos de pausa, reflexão e respiro, uma chance para você e seus funcionários reavaliarem para onde seu crescimento intelectual está caminhando. São esses momentos que costumam municiar a nossa mente com instrumentos e táticas que não conseguem ser desenvolvidos dentro de nossa realidade cotidiana. Proponho a você ver o mundo com olhos diferentes, através de um sólido embasamento teórico. Apresento tópicos de assuntos complexos com conhecimento profundo, com humor e com muita didática (clique aqui para ler alguns comentários de participantes de meus seminários). Sem arrogância nem academicismos! Um de meus principais objetivos é motivar as pessoas a pensar melhor.

Mas Esses Temas Não São Muito Complicados?
WB01402_.gif (2278 bytes)

O filósofo americano John Searle tem uma frase que eu acho ótima: "Se você não consegue dizer algo claramente, então você mesmo não entendeu". Como já falei, minha intenção não é mostrar coisas que todo mundo conhece. Quero apresentar conceitos que enriquecerão sua cultura, que o farão pensar, sair da rotina, buscar novos caminhos, temas e situações que o farão desejar buscar novos rumos.

Um dos meus objetivos é combater o imobilismo intelectual
que frequentemente assola as pessoas, em geral atoladas
de trabalho rotineiro em suas empresas.

Contudo, faço isso de uma forma compreensível e instigante. Claro, isso vai exigir um certo esforço de atenção de sua parte, afinal, "no pain, no gain". Mas o resultado final vale a pena, pois você sabe que estará investindo em si mesmo.

Note que eu não vou falar de tópicos "esotéricos", acadêmicos, inúteis ou entediantes. Todos os temas dessas palestras foram cuidadosamente selecionados para serem muito pragmáticos. Meu principal foco é apresentar coisas muito úteis na vida prática mas que não são apresentadas nos cursos de formação acadêmica e de MBA atuais. Justamente esse tipo de informação é que pode elevar o seu desempenho pessoal acima do da concorrência.

Qual é o Assunto Principal Desses Seminários?

WB01402_.gif (2278 bytes)

Praticamente todos os meus seminários têm um ponto central: Inteligência. Compreender melhor a inteligência das pessoas é o primeiro passo para poder melhorá-la. E para isto, é necessário um certo esforço, uma concentração de atenção, algo similar a passar por uma sessão de aeróbica em uma academia. Você sabe que após uma sessão de exercícios físicos, seus músculos ficam ampliados, sua capacidade física melhorada. A mesma coisa acontece com seu cérebro.

Meus seminários são oportunidades para você exercitar seu cérebro, para buscar ativamente um aprimoramento pessoal. São, enfim, uma chance de crescer intelectualmente.

Retorna à página dos seminários

Veja alguns exemplos de transparências

Intelliwise Research and Training
Fale com: Sergio Navega (Home Page: http://www.intelliwise.com/snavega)
snavega@attglobal.net

LIVRO JÁ DISPONÍVEL

Pensamento Crítico e Argumentação Sólida

Vença suas batalhas pela força das palavras


Outros Links Interessantes...

WB01402_.gif (2278 bytes)

Clique aqui para ver a minha Home Page
Trechos do livro Pensamento Crítico e Argumentação Sólida
Artigo sobre os tópicos abordados nos seminários
Um Artigo Sobre Criatividade
Um Artigo Sobre Argumentação
Exemplos de algumas transparências dos Seminários
Minhas mensagens para um grupo nacional de discussão sobre Ciência Cognitiva
Minhas mensagens para grupos internacionais de Inteligência Artificial (em Inglês)

Se desejar ler alguns de nossos trabalhos acadêmicos, clique aqui (alguns textos em Inglês).

Mas se ainda assim restar alguma dúvida, não hesite em consultar-nos. Teremos prazer em conversar sobre o assunto.

Para Mais Informações: snavega@attglobal.net