iwlogo.gif (1706 bytes)

Pensamento Crítico e
Argumentação Sólida

WB01665_.gif (3694 bytes)
Sorry, this page not available in English; click here to Sergio's Homepage

 

capa.gif (25769 bytes)

SAIU!

Nosso livro acaba de ser publicado!
Adquira seu exemplar via internet


clique neste link

 

Qual o Conteúdo do Livro?
WB01402_.gif (2278 bytes)

O livro tem 312 páginas. Listamos a seguir o índice junto com uma pequena descrição de cada capítulo. Clique no título do capítulo para ler alguns trechos. Clique aqui para ver uma lista de cada seção do índice.

Pensamento Crítico e Argumentação SólidaWB01402_.gif (2278 bytes)

Alguns Trechos do Livro

Prefácio

Capítulo 1 - Criando Conhecimento Através da Argumentação
Porque argumentamos? Neste capítulo, respondemos a essa pergunta sob o ponto de vista de quem usa a argumentação para aumentar os seus conhecimentos. Argumentação é vista não apenas como estratégia para vencer debates, mas também como um processo que faz os debatedores enriquecerem suas posições. Usamos de exemplos simples e práticos para complementar as importantes noções teóricas expostas.

Capítulo 2 - Entendendo o Que São Argumentos
Aqui vamos ver de perto todos os principais conceitos relacionados à Argumentação. Definimos e exemplificamos os argumentos válidos e íntegros, falamos do formato padrão, do princípio da caridade, do encargo da prova e explicamos os quatro principais critérios dos bons argumentos (Aceitabilidade, Relevância, Suporte e Refutabilidade).

Capítulo 3 - Lógica, Indução e Plausibilidade
Neste importante capítulo analisamos de perto os dois principais tipos de raciocínio humano, os dedutivos e os indutivos. Conceituamos os silogismos e através de exemplos simples e instrutivos expomos as principais técnicas e dificuldades para lidar com essas estruturas. Em seguida, introduzimos os raciocínios indutivos e como eles estão ligados à formação de modelos causais, teorias e leis, que são as estruturas conceituais básicas que usamos para pensar sobre o mundo à nossa volta. Terminamos com uma seção sobre um importante (mas pouco conhecido) tópico: os raciocínios plausíveis.

Capítulo 4 - Virtudes e Males da Linguagem
Analisamos como a linguagem é necessária e importante na colaboração humana, mas também como pode ser imprecisa e ineficaz. Veremos alguns exemplos práticos de estruturas linguísticas inadequadas, ambíguas e vagas. Vamos analisar a prosa típica dos livros de "auto-ajuda" e como observar criticamente aquilo que é proposto. Terminaremos listando as várias formas de se utilizar a linguagem para "maltratar" as pessoas através dos Ad Hominems, ataques à pessoa em vez de ataques a suas idéias.

Capítulo 5 - A Enciclopédia das Falácias
Este é o mais extenso capítulo do livro. Mostramos mais de 35 falácias em detalhes, com definições conceituais e muitos exemplos práticos, um verdadeiro repositório sobre a arte de argumentar mal. Falaremos dos Ad Hominems, Tu Quoque, Red Herring, Espantalho, Descida Escorregadia, Analogia Imprópria, Clamando Pela Questão, Apelos à Ignorância, à Força, ao Novo, Tradição, Autoridade, Pena, Emoção, Non Sequitur, Falso Dilema, Questão Complexa, e várias outras.

Capítulo 6 - Você Já Parou de Bater em Sua Mulher?
Analisamos uma série de argumentações falaciosas e tendenciosas, procurando identificar as origens dos erros que cometem. A grande maioria dos exemplos que citamos são casos reais, proferidos por pessoas de carne e osso.

Capítulo 7 - Pensando Criticamente
Neste capítulo, um dos mais importantes do livro, definimos o que é Pensamento Crítico e porque ele é tão necessário nos dias de hoje. Veremos alguns casos simples que ilustram as principais noções e depois analisamos casos mais complexos. Terminamos o capítulo com uma extensa lista de características importantes para o pensador crítico.

Capítulo 8 - Argumentação, Racionalidade e Emoção
Neste capítulo, abordamos as relações entre racionalidade e emoção. Veremos quais os fatores emocionais que frequentemente impedem o progresso satisfatório de uma discussão e de que forma podemos lidar com esses problemas. Analisamos em que situação pode ser melhor terminar a discussão do que prosseguir com ela. Propomos algumas táticas para reduzir a carga de emocionalidade de certas discussões. Terminamos com uma visão reconciliadora entre o racional e o emocional, os dois lados fundamentais de uma mesma moeda.

Notas
Por todo o livro dispusemos uma série de Notas que estão reunidas nesta seção. São idéias e esclarecimentos que não ficariam bem se colocadas no corpo do livro.

Referências
Uma extensa bibliografia é citada, incluindo endereços na Internet.

Índice Remissivo

WB01665_.gif (3694 bytes)

Seminários Sobre Inteligência

Clique aqui para voltar à página de publicações

Leia aqui alguns artigos de Sergio Navega

WB01665_.gif (3694 bytes)

Outras Páginas Interessantes Neste Site

Workshop Criatividade e Inovação
Seminário "Desenvolvendo o Pensamento Crítico"
DIC - Desenvolvimento Integrado de Competências
BME - Brainstorm com Mediador Externo
Seminário Sobre Argumentação Sólida
Seminários Sobre Inteligência
Home Page Sergio Navega
Exemplos de Transparências (Seminários)
Mensagens Grupo Ciência Cognitiva
Selected Newsgroup Messages

Para mais informações: snavega@intelliwise.com